16 outubro 2008

Varizes.Saiba mais…

O que são?

As varizes são veias dos membros inferiores que se dilatam e causam uma alteração no fluxo do sangue que deve fluir desde os pés até chegar ao coração.
Ao invés do sangue ter um fluxo contínuo, devido à dilatação e insuficiência das válvulas que estão dentro das veias, este possui dificuldade em “subir” até o coração.
Esta dificuldade motiva cada vez mais a dilatação das veias. Há um aumento ainda maior na insuficiência das válvulas levando a um aumento nas causas das varizes, ocorrendo um ciclo vicioso.
Estas veias dilatadas (varizes) estão situadas logo abaixo da pele e algumas vezes podem tornar-se muito volumosas e dilatadas ocasionando sérias complicações.

Alguns dos fatores citados podem ser os principais causadores, desencadeantes ou agravantes para varizes:

1 - sexo: feminino (50% das mulheres americanas possuem varizes em algum grau) (obs: existe uma predominância relativa da mulher sobre o homem, que se torna muito evidente pelo fato da mulher procurar o tratamento especialmente pelas complicações cosméticas; já os homens tendem a procurar o tratamento devido à dores ou outras complicações);

2 - envelhecimento;

3 - hereditariedade;

4 - fatores  hormonais (puberdade, gestação, menopausa, pílulas anticoncepcionais, outros medicamentos a base de estrógeno e progesterona) - excesso ou falta de hormônios femininos;

5 - sedentarismo: ocupações sedentárias ou em pé por períodos prolongados;

6 - obesidade;

7 - traumatismos;

8 - atividades físicas intensas e anaeróbicas (musculação com peso excessivo);

9 - tratamento para varizes inadequado (cirurgia ou escleroterapia);

10 - uso intenso e constante de sapatos com saltos elevados;
11 - múltiplas gestações;

12 - trombose venosa profunda prévia.


Um número importante de casos da doença surgem no adolescente e adulto jovem.

Os Tipos de Varizes

Existe uma classificação científica das varizes, chamada de CEAP, que é utilizada no mundo inteiro para as pesquisas científicas. Mas esta classificação é muito complexa, e não é utilizada na prática do atendimento de pacientes. Uma nova Classificação Clínica, conhecida como Classificação Estético Funcional, ou ”Classificação de Francischelli”, que divide os pacientes portadores de varizes em 4 Tipos ou Grupos. Cada um dos grupos tem características comuns que permitem escolher os melhores tratamentos.

Tipo_1 Tipo_2

                Tipo I                                   Tipo II

 Tipo_3Tipo_4

               Tipo III                              Tipo IV

 

TIPO 1 – IVIPE: As varizes que são mais um problema estético.
Chamamos de Tipo 1 ou IVIPE-Insuficiência Venosa de Importância Predominantemente Estética a presença de varizes pequenas que são as telangiectasias (vasinhos) e veias reticulares ( microvarizes). As telangiectasias (vasinhos) são as pequenas veias da pele, da espessura de um fio de cabelo, avermelhadas ou um pouco maiores, azuladas, mas que estão na intimidade da pele. Apresentam vários formatos, desde pequenos riscos, até grandes arborizações. Podem estar presentes em todos os locais dos membros, atingindo, a coxa, a perna, o glúteo e em alguns casos até a região das costas. As veias reticulares ( microvarizes), são maiores, e se apresentam como trajetos longos, azulados, e estão sob a pele, mas a ela intimamente relacionadas. Estas veias estão freqüentemente ligadas as telangiectasias, É muito freqüente a associação de telangiectasias da face lateral da coxa, com estas veias reticulares que se estendem para a região lateral do joelho e atinge até a perna. Apesar de ser um problema de saúde, uma doença, estas pequenas veias não causam riscos imediatos, sendo um problema que atinge mais a auto-estima do paciente. Portanto, geralmente o paciente procura o médico pela questão estética, por isso chamamos este tipo de IVIPE: "varizes de importância predominantemente estética". A IVIPE - são então as varizes pequenas, da pele como as telangiectasias (vasinhos) e sob a pele como as veias reticulares (microvarizes). Embora não seja um problema de saúde no curto prazo, ainda é uma doença a longo prazo, porque alguns raros problemas podem acontecer, como sangramentos.

Tipo 2-IVIFE: As varizes que são tanto um problema de saúde (funcional) como um problema de aparência (estético).

Chamamos de Tipo 2 ou IVIFE - Insuficiência Venosa Funcional e Estética a presença de veias de médio e grande calibre. Já é uma doença que envolve alguns riscos e problemas para o paciente, e por isso deve ser tratada, entretanto, pode estar presente também a preocupação estética. Neste caso os dois problemas devem ser considerados, a doença (funcional) e a estética. A IVIFE - Insuficiência Venosa Funcional e Estética, acontece quando o paciente que apresenta a doença varizes, que necessita tratamento para evitar complicações, também está preocupado com a aparência.
É importante reconhecer estas duas condições: a doença (funcional) e a aparência ( a estética), porque durante o tratamento o médico deve corrigir a doença, mas também utilizar técnicas estéticas para que atenda o desejo de melhor aparência das pernas do paciente. De nada adiantaria um espetacular tratamento médico, mas que deixa as marcas de cicatrizes enormes, e também não é interessante, cuidar da estética e deixar de resolver a doença. Um perfeito equilíbrio entre os dois fatores é desejável no tratamento. Este tipo de varizes é muito freqüente, e são utilizadas em seu tratamento as técnicas estéticas e funcionais, para que a doença seja corrigida e ao mesmo tempo um resultado estético seja também obtido. Por esta característica dupla, este tipo de condição necessita uma atenção própria por parte do médico, e assim é classificada em um grupo a parte.

Tipo- 3 IVFA : As Varizes que são um problema de saúde (funcional) sem que o paciente tenha preocupações estéticas e que ainda não apresentaram complicações

Chamamos de Tipo 3 ou IVFA - Insuficiência Venosa Funcional Assintomática, todas as situações onde se apresentem varizes, sem que a questão estética esteja envolvida. Neste caso a doença (funcional) está presente, sem que o paciente esteja preocupado com a aparência (estética). Em alguns casos as varizes podem atingir grandes dimensões antes de apresentar complicações. O tratamento, neste caso é voltado mais para as questões funcionais da doença venosa, embora os cuidados com manchas e cicatrizes sempre sejam tomados pelos médicos mais cuidadosos.

Tipo – 4 IVFS: As varizes que são um problema de saúde (funcional) e que já apresentam complicações.

Chamamos de Tipo 4 ou IVFS - Insuficiência Venosa Funcional Sintomática, todas as situações onde se apresentem varizes, sem que a questão estética esteja envolvida, e já aconteceram complicações. As complicações mais freqüentes são as Tromboflebites, as Úlceras de perna, as Hiperpigmentações, o Eczema Venoso, as Hemorragias, a Fibrose, a Dermatite Ocre, as Infecções e o quadro de Dor, e a temível, Embolia de Pulmão. Neste caso a doença (funcional) está presente, sem que o paciente esteja preocupado com a aparência (estética) . Geralmente são pacientes onde o problema está presente há longo tempo, sem tratamento, e que já apresentam complicações. Neste caso, o médico deve se concentrar mais na questão da doença, que é muito grave podendo causar sérias restrições para o paciente.

Os diversos tipos seguem um grau de evolução, não significando que um grau necessariamente passará ao outro. As varizes sempre pioram, mas cada paciente terá sua história, e não significa, embora seja possível, que o tipo 1 vá virar tipo 4. A doença é crônica e sempre deve ser acompanhada por seu cirurgião vascular de confiança que saberá escolher as melhores alternativas de tratamento,


Fonte:http://www.angiologista.com/os_tipos_de_varizes.htm

 

Formas de Tratamento

1- Meia elástica: vestir pela manhã, antes de levantar, retirar se sentir-se desconfortável.

2 - Postura: evitar longos períodos em pé ou sentado, sem movimentar-se.

3 - Exercícios: fazer longas caminhadas, rotineiramente, especialmente se vestindo a meia elástica.image

4 - Posição das Pernas: sempre que possível erguer as pernas acima do corpo várias vezes ao dia. Os joelhos completamente esticados ou dobrados causam dificuldade na circulação.

5 - Peso: Procure emagrecer e manter o peso ideal.

6 - Esforços: evite carregar pesos, adequando-os a sua capacidade física ao seu peso.

7 - Tabagismo: evite devido aos seus diversos efeitos colaterais.

8 - Higiene/Cuidados: mantenha pés e unhas limpas, pele hidratada, use calçados confortáveis, evite traumatizar as pernas.

9 - Inchaço: procure observar inchaço no final do dia, significa necessidade de consulta média.

10 -_Dormir: se não tiver gastrite e problemas de refluxo, eleve os pés da cama uns 15 cm.

Urgências: em caso de vermelhidão, dor, inchaço, feridas, procure imediatamente o médico.